segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Baixa-Chiado Em Risco.



Vereador teme repetição da tragédia do Chiado

Manuel Salgado, arquitecto e vereador responsável pelo urbanismo na Câmara de Lisboa, diz que é preciso evitar que uma tragédia semelhante ao incêndio do Chiado se repita na baixa da capital
O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa e arquitecto Manuel Salgado diz que a zona da Baixa lisboeta é crítica.
«Há muitos edifícios que estão devolutos e temos um grande receio que se possa dar uma catástrofe na baixa como foi o incêndio do Chiado. Temos que fazer tudo o que está ao nosso alcance para evitar essa situação», afirmou Manuel Salgado.
A Câmara Municipal de Lisboa está a apostar na recuperação da Baixa-Chiado, mas o processo será demorado, como reconhece Manuel Salgado entrevistado pela TSF.
«Este é um projecto a longo prazo, tem que ser um projecto de uma geração, para 20 anos, portanto seria demagógico dizer que estará concluído a curto prazo, mas posso aspirar a que a reabilitação da Baixa e do Chiado em velocidade cruzeiro se atinja no final do próximo ano», explicou.
No Chiado o plano de reconstrução esteve a cargo do arquitecto Siza Vieira e não está ainda concluído. Este arquitecto revela que está a trabalhar numa ligação pedonal que há-de unir um pátio criado nas traseiras de alguns prédios da rua do Carmo com o convento.
O incêndio de há 20 anos destruiu 18 edifícios, deixou dois mil desempregados, 200 a 300 desalojados. Ficou ainda marcado pela morte de um bombeiro sapador e de um morador na Rua do Carmo.
TSF

Sem comentários: