No barómetro Renascença/Expresso/Sic, os socialistas sobem mais de 1% face ao ultimo mês, beneficiando da grande queda do PSD nas intenções de voto.
Os social-democratas descem 2,5 pontos percentuais, em relação ao mês passado. Estão agora com 26,9% nas intenções de voto. Os socialistas sobem e reconquistam a maioria absoluta, perdida no último mês. O PS tem agora 43,2% - subiu 1,1 ponto percentual. A diferença entre o PS e o PSD (a ano e meio das eleições legislativas) está agora em 16,3 pontos percentuais, a favor dos socialistas. Os social-democratas continuam assim a descer.
Por exemplo, na região sul do país conquistam apenas 11% das intenções de voto. Se o PS tem 43,2% e o PSD 26,9%, a CDU, liderada pelos comunistas, atinge agora 10%, mantendo assim a tendência da subida. O CDS conquista agora 6,3% e o Bloco de Esquerda 8,8% - ambos com subidas marginais.
Vale a pena referir que se somarmos os votos do Bloco e do PCP o valor chega a 18,8%. Se juntarmos os votos dos partidos de esquerda (PCP+BE +PS) a soma chega aos 62%. Já o PSD adicionado ao PP dá 33%.Principais figuras políticasO Presidente Cavaco Silva continua a ser o mais popular (60% de opiniões positivas), seguido de perto por José Sócrates com 54% de opiniões também positivas.
Bastante afastados destes números, mas ainda com imagem positiva todos os outros líderes partidários, incluindo Luís Filipe Menezes que demitiu-se da liderança do PSD. Por último, o Parlamento tem saldo positivo enquanto o Governo, como um todo, mantém um saldo fortemente negativo.O estudo de opinião foi realizado pela Eurosondagem de 23 a 29 de Abril de 2008, através de 1032 entrevistas validadas.O erro máximo da amostra é de 3,05%, para um grau de probabilidade de 95,0%.Na análise do politólogo André Freire, a recente visita à Madeira contribuiu para a quebra de popularidade do Presidente Cavaco Silva.
In RR
sábado, 3 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário