sábado, 28 de junho de 2008

Mais e melhores escolas.


Governo aposta na requalificação do espaço escolar

27-Jun-2008
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que o Governo se empenhará em dotar com o melhor da engenharia e da arquitectura portuguesa o Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, que se desenvolverá até 2015.
José Sócrates esteve presente, no Centro de Congressos de Lisboa, na sessão de assinatura de um acordo para a aplicação de 116 milhões de euros de fundos comunitários na execução do Programa de Modernização de Escolas.

Segundo o Governo, estes 116 milhões de euros comparticiparão um total de investimento na ordem dos 209 milhões de euros destinados a obras de requalificação de 26 escolas secundárias, no próximo ano lectivo.

Em 2009, na terceira fase do programa, o Governo conta fazer obras de requalificação em 74 estabelecimentos de ensino, o que representa um investimento de 536 milhões de euros.

“A nossa aposta agora é na qualidade do espaço escolar, requalificando-o. Queremos atrair para a escola portuguesa o melhor que temos na engenharia e na arquitectura”, afirmou o primeiro-ministro.

José Sócrates defendeu que a existência do programa de requalificação de escolas “só foi possível porque o Governo fez uma escolha política” de base.

O primeiro-ministro afirmou que “o Governo decidiu que o Quadro de Referência Nacional Estratégico (QREN) destina 37 por cento das suas verbas a educação, formação e investigação científica, mais 11 por cento do que no anterior quadro comunitário de apoio”.

Na cerimónia da assinatura dos acordos, pela Parque Escolar e pelo Programa Operacional de Valorização do Território, estiveram também presentes os ministros da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, assim como os bastonários das ordens dos Engenheiros e dos Arquitectos.

Sem comentários: