segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pela inveja diz-se todo, até alarviçes.


A ex-dirigente centrista mantém o seu apoio a António Costa na corrida a Lisboa apesar de ser candidata independente nas listas do PSD
O braço direito de Pedro Santana Lopes, Pedro Pinto, afirma que Maria José Nogueira Pinto é "um dos grandes camaleões da política portuguesa". Numa declaração pessoal, que fez questão de sublinhar nada ter a ver com a candidatura do antigo líder do PSD à Câmara de Lisboa, o também deputado social-democrata acusou ainda a ex-líder parlamentar do CDS de "estar quase sempre bem com todos" e que "qualquer projecto lhe serve, desde que ela ache que pode fazer parte dele".
Estas afirmações surgem na sequência da entrevista de Maria José Nogueira Pinto ao DN, publicada ontem, e na qual a actual candidata independente nas listas do PSD às legislativas reitera a sua posição quanto a quem apoiará na corrida à câmara da capital, remetendo para uma outra intervenção onde anunciou: "Nas europeias, voto Rangel, nas legislativas, voto Ferreira Leite e na Câmara de Lisboa, voto António Costa."
Pedro Pinto, que, à semelhança do que aconteceu nas autárquicas de 2001, deverá ser o coordenador da campanha de Santana Lopes em Lisboa, diz que a postura de Nogueira Pinto ainda não o tinha preocupado porque "ainda não tinha entrado para dentro do PSD". Situação que se altera, na sua opinião, ao vê-la como quarta candidata na lista liderada por Manuela Ferreira Leite pelo distrito de Lisboa. "Acho que a escolha de pára-quedistas raramente são favoráveis aos partidos que os acolhem", disse o ainda deputado do PSD, que não entrou nas listas de candidatos do partido ao Parlamento.
O facto de na entrevista ao DN, a antiga dirigente centrista ter concluído que se Manuela Ferreira Leite a convidou para as listas sabendo do seu apoio a António Costa nas autárquicas, "era porque certamente esse dado não era relevante".
Nesta conclusão, Pedro Pinto vê uma grande contradição: "Como pode considerar a líder do partido irrelevante esse facto, se escolheu Santana Lopes exactamente para derrotar António Costa?" Na sua opinião, as palavras de Nogueira Pinto querem "trazer outras motivações à escolha de Santana pela líder do PSD".
Santana e o líder da distrital do PSD de Lisboa, Carlos Carreiras (um dos maiores críticos das listas do partido), não comentaram a entrevista de Nogueira Pinto.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O novo PSD ????



PSD aprova listas para Parlamento no meio de críticas

O PSD aprovou as listas de candidatos ao Parlamento com 59 votos a favor e 37 contra, o que provocou críticas e polémica. Pedro Passos Coelho diz que ser presidente de um partido não é ser dono dele, ao passo que Carlos Carreiras falou em erro político.
O PSD aprovou, esta quarta-feira de madrugada, as listas de candidatos ao Parlamento com 59 votos a favor, 37 contra e cinco abstenções, ao cabo de uma votação secreta rodeada de muita polémica e com poucos consensos.
À saída desta reunião social-democrata, Pedro Passos Coelho criticou as escolhas do partido, que o excluíram da possibilidade de ir para o Parlamento, ao considerar que «ser presidente de um partido, não é ser dono de um partido» e que «poderia acrescentar alguma coisa ao resultado do PSD».
«Mas não foi essa a decisão que prevaleceu na Comissão Politica Nacional e eu respeito essa decisão. Espero que isso seja ultrapassado e que as pessoas não confundam uma decisão que pode mais sectária e mesquinha na elaboração das listas com aquilo que se espera que seja a tarefa do PSD para a governação do país», acrescentou.
Comentando a exclusão de Passos Coelho das listas sociais-democratas, o porta-voz da direcção do PSD considerou o adversário de Manuela Ferreira Leite nas directas é um «militante prestigiado e que tem mostrado que tem disponibilidade para contribuir para a vitória do PSD».
«Estamos convencidos que o fará como tem feito até hoje. Não precisava de ser deputado para o continuar a fazer e com certeza que não é por o não ser que vai deixar de contribuir para a vitória do PSD», afirmou José Pedro Aguiar-Branco.
Já o presidente da distrital de Lisboa do PSD considerou que a lista aprovada é um «erro político grave e que vai ter consequências graves para o PSD».
«Os valores que foram sempre defendidos hoje não foram aqueles que foram praticados. Hoje, o eleitorado está atentado e não se deixa ludibriar por este tipo de questões», avisou Carlos Carreiras.
O programa do partido também foi aprovado neste Conselho Nacional, devendo ser apresentado a 27 de Agosto.


TSF

Configura-se no PSD nacional e no PSD/Lisboa mais uma "guerra no galinheiro"

Aonde está a seriedade política e a credibilidade ?


Ferreira Leite não confirma António Preto e Helena Lopes da Costa nas listas para Lisboa

A líder do PSD não confirma se António Preto e Helena Lopes da Costa integram as listas de deputados pelo circulo de Lisboa. Manuela Ferreira Leite garante apenas que assume todas as responsabilidades pelas decisões que tomar no Conselho Nacional
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, remete para depois do Conselho Nacional do seu partido, que se realiza esta noite, declarações sobre a composição das listas de candidatos para as legislativas.
Ao que adianta a imprensa esta terça-feira, da lista pelo circulo de Lisboa fazem parte António Preto e Helena Lopes da Costa, ambos arguidos em processos judiciais.
Manuela Ferreira Leite não confirma a inclusão destes deputados nas listas do PSD, mas garante que não vai fugir a qualquer responsabilidade.
«Não comento nenhum aspecto de lista a não ser logo no Conselho Nacional. A comunicação social tem a sua própria responsabilidade e eu tenho a minha e não viro a cara a nenhuma responsabilidade», afirmou.


TSF
Aonde está o "baú" de virtudes políticas deste PSD e, desta líder, ao incluir duas pessoas a contas com a justiça, indíciados por práticas de vários crimes de corrupção activa, nomeadamente António Preto ?

domingo, 26 de julho de 2009

As Mentiras de Santana Lopes.




Já lá diz o povo " É com papas e bolos que se enganam os tolos" sendo que Santana julga que os Lisboetas são tolos. Vai ter a resposta adquada em Outubro.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Reflexões de Rui Paulo Figueiredo no bog "Câmara dos Comuns"

Quinta-feira, 02.07.09

Agostinho Branquinho


Já repararam que desde que este dirigente do PSD manda na comunicação a coisa anda mais afinada nas redes sociais?
Um exemplo: Agora, todos os militantes do PSD nessas redes chamam Querido Líder a José Sócrates.
Mas há mais exemplos vindos da São Caetano.
Divirtam-se a ler a malta do PSD e encontrem mais exemplos de uniformidade de discurso.
Tem piada ... Mas toda a gente segue Agostinho Branquinho!

Reflexões de Rui Paulo Figueiredo no bog "Câmara dos Comuns"

Quarta-feira, 01.07.09

António Costa, Santana e Lisboa



Pedro Santana Lopes apresentou hoje, na rua, a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Já o tinha feito na net. E tem feito diariamente campanha. Mas fica sempre bem uma segunda apresentação.

Nas redes sociais exulta-se com os cerca de três mil "lisboetas" que foram à apresentação. E afirma-se a surpresa. É curioso, no entanto, que é exactamente o número que a direcção de campanha tinha traçado como meta de mobilização para a Distrital do PSD. Só significa que a "máquina" está a funcionar bem.

Mas o menino guerreiro está de volta. E volta com mais túneis, guerra ao Governo da República (qualquer que ele seja), aposta no social, promessas para mandato de 8 anos, muitas obras e aposta no ambiente e na reabilitação urbana.

Percebe-se a estratégia!
Quer rentabilizar o túnel do marquês e atacar Sá Fernandes.
Quer acusar António Costa de ser o Ministro da CML. E de não defender Lisboa.
Quer acusar António Costa de não andar no terreno, de não ligar às pessoas, visar a Gebalis. Atacar as ligações ao movimento de Helena Roseta.
Quer que se esqueçam de como saltou de lugar para lugar dizendo que aprendeu e acusar António Costa de ambicionar outras funções.
Quer acusar António Costa de não ter obra e de não a ter projectado.
Quer falar do que não fez, parecendo que desta é que é.
Quer justificar o passivo com Sampaio e João Soares.

Mas qualquer observador independente percebe que António Costa tem feito um excelente mandato face ao que encontrou na CML.
Alguém tem dúvidas que António Costa colocou ordem na casa, arrumou-a, acabou com a escandaleira do dia a dia, devolveu credibilidade à CML?
Alguém tem dúvidas dos pagamentos que têm sido feitos, do passivo que tem sido diminuido?
Alguém tem dúvidas que se estão a definir regras, em múltiplas áreas, que podem acabar com defeitos de décadas na gestão de inúmeros dossiers?
Alguém tem dúvidas que se está a preparar o futuro de um modo estrutural?
Alguém tem dúvidas das inúmeras pequenas obras que têm sido realizadas, da repavimentação que tem sido feita, dos espaços verdes que deixaram de estar ao abandono, dos equipamentos que reabriram?

Acima de tudo ... não se lembram do estado em que Santana Lopes e o PSD deixaram Lisboa? Nem é preciso relembrar com detalhe!

Claro que, na minha opinião, há coisas que António Costa e o PS devem fazer no quadro de uma eleição disputada face à dispersão da esquerda e a unidade da direita - a propósito, também não se percebe uma esquerda que prefere arriscar a vitória de Santana Lopes em detrimento de apoiar um candidato com as qualidades de António Costa.

Mas António Costa e o PS devem realçar a obra que tem sido feita, as dívidas que pagaram, as regras de moralização que definiram, o futuro que prepararam e a credibilidade que restauraram.

Do mesmo modo, António Costa e o PS devem melhorar a comunicação dos eventos que são feitos entre 4 paredes e, acima de tudo, devem ir para o terreno dialogar com as pessoas, visitar os bairros, andar a pé nessas zonas, aferir do que precisa de ser melhorado, explicar porque não se fez mais, explicar o que sonham para o próximo mandato e ouvir os anseios do eleitorado.

Similarmente, a sociedade deve ser envolvida nesta campanha. A todos os níveis. Face à aliança de direita e à cegueira dos partidos de esquerda António Costa tem de procurar uma aliança com o eleitorado. Não com pseudo representantes do eleitorado mas verdadeiramente com o eleitorado do centro esquerda que vive em Lisboa. Deve ter um relacionamento directo, afectivo e de proximidade com os habitantes de Lisboa.

Para o efeito, deve também mobilizar eficazmente toda a rede de autarcas do PS na cidade e motivá-los para um combate político voto a voto.

Devem também, António Costa e o PS, criar um clima de unidade, cumplicidade e de respeito pelas estruturas locais do PS. Envolvendo-as, respeitando as suas indicações para a lista AML e Freguesias, não discriminando ninguém por alinhamentos políticos internos. Contando com todos. Motivando todos.

A abertura a cidadãos não filiados fará parte dessa aliança do PS com a sociedade. Necessária para ganhar. Necessária à boa governação da cidade.

Claro que a vitória não será fácil! Mas está ao alcance de António Costa.

E, a bem de Lisboa, deverá ser de António Costa.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Apresentação da Carta Estratégica para Lisboa.




Camaradas

A pedido do nosso Presidente da CML, peço a comparência de todos os camaradas,
no evento de apresentação da Carta Estratégica para Lisboa,
na 6ªfeira, dia 3 Julho, no Teatro S.Luiz, conforme programa em anexo.

Vai ser o 1º grande evento pública da Candidatura do António Costa à CML.
Saudações Socialistas,
Hugo Xambre Pereira

Conferência de ApresentaçãoTeatro S. Luiz (Sala Principal) 3 de Julho
- 9.30hA Carta Estratégica de Lisboa vai ser apresentada para discussão pública.É o culminar de um processo amplamente participado, que aponta o caminho para o desenvolvimento sustentável de Lisboa, definindo as orientações estratégicas de médio e longo prazo. É um compromisso para o futuro da nossacidade.Participe.
O futuro de Lisboa também está nas suas mãos.
Programa
09.00
Acreditação

9.30 Conferência «Políticas de Cidade e Estratégias Urbanas»
Arqt.º Jaime Lerner - Arquitecto e Urbanista
10.45 Ex-Prefeito de Curitiba e consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos

Coffee Break 11.00

Como recuperar, rejuvenescer e equilibrar socialmente a população deLisboa?
11.15 Arqt.ª Ana Pinho

Como tornar Lisboa uma cidade amigável, segura e inclusiva paratodos?
Arqt.º Manuel Graça Dias
11.30
Como tornar Lisboa uma cidade ambientalmente sustentável e energeticamente eficiente?
Eng.º Tiago Farias
11.45 Como afirmar a identidade de Lisboa, num Mundo globalizado?
12.00 Dra. Simonetta Luz Afonso
Como transformar Lisboa numa cidade inovadora, criativa e capaz decompetir num contexto global, gerando riqueza e emprego?
12.15 Prof. Augusto Mareus
Como criar um modelo de governo eficiente, participado efinanceiramente sustentado?
Dr. João Seixas

12.30
Apresentação e entrega formal da Carta Estratégica de Lisboa
Professor João Caraça - Comissário Geral

12.50 Encerramento

António Costa - Presidente da CML