quarta-feira, 11 de junho de 2008

Está alguem em casa?




Independentemente das razões desta greve das transportadoras (que até aceito que sejam legítimas) assistimos à maior demissão de sempre do Estado enquanto estabilizador da ordem pública.
Entre mortos, feridos, agressões, transportes incendiados, ruptura de stocks nos supermercados, ruptura nos combustíveis, impedimentos da livre circulação de pessoas e mercadorias, incapacidade de reabastecimento das companhias aéreas, a autoridade do Estado nunca foi tão desafiada e posta em causa.

P.S. - Igualmente espantoso é o silêncio dos partidos da oposição, especialmente o silêncio do maior partido da oposição.
In "Camara de Comuns" por Sergio de Azevedo

Marcha do Beato na Av. da Liberdade


No dia 13 de Junho a marcha do Beato vai outra vez brilhar na Av. da Liberdade.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

JS: Duarte Cordeiro candidata-se à liderança para "Agir por mais Igualdade"

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - "Agir por mais igualdade" é o lema da candidatura de Duarte Cordeiro, antigo vice-presidente do Instituto Português da Juventude (IPJ), à liderança da Juventude Socialista (JS), que tem já o próximo congresso marcado para Julho, no Porto.

Com 29 anos, Duarte Cordeiro é até agora o único candidato à sucessão de Pedro Nuno Santos, que terá de abandonar o cargo de secretário-geral da JS por ter atingido o limite de idade permitido.

Com um percurso profissional ligado à área da assessoria ao Governo, Duarte Cordeiro desempenhou também o cargo de vice-presidente do IPJ, de onde saiu há cerca de dois meses por entender que se tratava de uma função incompatível com a liderança da JS.

Em declarações à Lusa, Duarte Cordeiro, que também faz parte da actual direcção da JS, adiantou que a sua candidatura tem duas prioridades centrais: "ajudar a esclarecer os jovens e os cidadãos sobre o que o Governo já fez e acrescentar algumas ideias políticas".

Entre as novas ideias políticas, a candidatura de Duarte Cordeiro aposta essencialmente na necessidade de reduzir as desigualdades sociais e de direitos.

Entre as medidas para a redução das desigualdades de direitos está a defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma ideia já anteriormente preconizada pela JS.

Além disso, acrescentou Duarte Cordeiro, é necessário reduzir as desigualdades sociais, nomeadamente através de medidas para a área do emprego, como "um reforço dos estágios".

"Defendo um reforço orçamental para se passar para os 30 mil estágios, contra os 25 mil agora definidos", salientou.

Para o sector da Educação, e apesar de "valorizar os resultados já alcançados pelo executivo", Duarte Cordeiro sublinhou a necessidade de fazer "mais".

Entre outras propostas, Duarte Cordeiro preconiza a gratuitidade dos manuais escolares e o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos.

Além disso, para o ensino superior, o candidato à liderança da JS defende a definição de um "preço limite" para os mestrados.

"O preço de um mestrado tem sido um factor inibidor para os jovens prosseguirem os seus estudos superiores", referiu.

O reforço do transporte ferroviário, "muito menos poluente", é outra das apostas de Duarte Cordeiro, que defende mesmo a criação de "horas de utilização gratuitas para os estudantes deslocados".

Questionado se defende um papel mais interveniente para a JS, Duarte Cordeiro considerou que a única coisa que pretende fazer de "diferente" em relação ao mandato de Pedro Nuno Santos é alcançar uma "maior capacidade para esclarecer os militantes".

"A JS deve estar mais próxima dos jovens, há necessidade de uma maior proximidade", sublinhou.

Quanto à relação com o PS, Duarte Cordeiro defendeu a necessidade da JS "pedir mais" no que respeita à redução das desigualdades sociais e de direitos.

"O PS deve apostar mais na redução das desigualdades", afirmou.

O XVI congresso da JS realiza-se no Porto a 18, 19 e 20 de Julho, terminando o prazo de apresentação das candidatura a 12 de Junho.

VAM.

Lusa/fim

terça-feira, 6 de maio de 2008

Beato ganhou melhores acessos, mas vilas operárias continuam abandonadas

2008-05-06, 08h32


Lisboa, 06 Mai (Lusa) - Fica na zona oriental mas não acompanhou o desenvolvimento do Parque das Nações. O Beato beneficiou com as novas vias rodoviárias, mas continua à espera que o Plano para o Vale de Chelas saia da gaveta para resolver alguns problemas e ajudar a recuperar as vilas operárias emblemáticas da freguesia.

"A ligação ao centro da cidade ficou mais fácil", disse o presidente da Junta, Hugo Xambre Pereira, reconhecendo,todavia,que a proximidade do Parque das Nações não trouxe um maior fluxo de visitantes aquela freguesia, apesar de contar com um Museu único a nível nacional (Museu do Azulejo) e espaços culturais como o Teatro Ibérico, instalado num antigo convento, e o Palco Oriental.

Com dois quilómetros de frente de rio, a freguesia é rica em história industrial, mas o património fabril já mereceu melhores dias.

Apesar de algumas recuperações isoladas feitas por particulares, várias casas degradadas convivem lado a lado com o imponente Convento do Beato.

No entanto, apesar das "casas em mau estado", a maioria dos conventos e palácios tem resistido à incúria graças aos esforços dos seus proprietários, que têm sido diligentes nas obras de conservação.

A degradação chegou à maioria das oito vilas operárias da freguesia, algumas há anos à espera que os proprietários decidam o que fazer com aquelas casas.

Um dos exemplos é a Vila Flamiano, propriedade da Sociedade Têxtil do Sul, e onde vivem cerca de 60 pessoas.

"Esta vila é para ir abaixo, não se sabe é quando. Pelo menos, assim o prevê o Plano para o Vale de Chelas. Aqui deverão ficar vias de comunicação e uma ponte que fará a ligação com a 2ªCircular", afirmou o autarca.

Há casos, como o da Vila Moreno, propriedade da Santa Casa de Abrantes, onde a extrema degradação dos edifícios levou a junta a fazer um pedido de obras coercivas à câmara. Continua à espera de resposta.

Para manter vivas as vilas operárias, que ainda estão ocupadas em cerca de 90 por cento dos casos e foram construídas para apoiar as inúmeras fábricas que se instalaram naquele local entre finais do século XIX e inícios do século XX, a Junta de Freguesia aposta na recuperação e instalação de ateliers.

"É uma forma de trazer para a freguesia novas pessoas", reconhece.

Um dos exemplos é a Vila Dias, a maior vila operária do Beato, com 145 fogos. O projecto de recuperação é de 2006 e prevê a instalação espaços que animem a vila e tragam mais segurança.

O presidente da Junta estima que, em toda a freguesia, existam 600 fogos a precisar de uma intervenção urgente, alguns deles em bairros municipais.

Quanto às fábricas, desapareceram quase todas, mas a memória do que existiu subsiste ainda, sob a forma de armazéns abandonados e chaminés solitárias, que um dia serviram indústrias militares, moagens, fábricas de tabaco e fósforos, têxteis, fiações ou tinturarias.

Algumas foram recuperadas para novos usos, como a Fábrica de Fiação de Tecidos Oriental, que alberga agora um centro comercial, ou um armazém na rua da Manutenção reconvertido em galeria de arte, mas a maior parte está ao abandono.

O presidente da Junta advoga as parcerias público-privadas para incentivar intervenções nestes locais degradados.

"Temos um projecto de recuperação para o Largo do Olival, no qual gostaríamos de envolver a Nacional", a famosa fábrica de bolachas e uma das poucas que resistiu ao colapso industrial na freguesia.

Além dos planos que estão congelados há vários anos, como o Plano de Urbanização do Vale de Chelas, o presidente da Junta não percebe também o que aconteceu à SRU da Zona Oriental, cujo projecto, elaborado em 2006, está parado.

A aposta para o desenvolvimento da freguesia não passa pelo desenvolvimento imobiliário desenfreado, garantiu Hugo Xambre Pereira.

"Não queremos voltar a cometer os erros que se cometeram na década de 90. Precisamos de equipamentos e espaços verdes", acrescentou.

A requalificação da Mata da Madredeus - um pulmão verde no centro do Beato - é mais um dos casos em que o projecto existe, mas faltam meios para o concretizar.

"O investimento ronda os 750 mil euros, para arranjar o parque de merendas, criar um parque infantil e fazer uma melhor definição dos caminhos", adiantou o presidente da Junta de Freguesia do Beato.

SO/RCR

Fonte: Agência LUSA

sábado, 3 de maio de 2008

PS recupera a maioria absoluta

No barómetro Renascença/Expresso/Sic, os socialistas sobem mais de 1% face ao ultimo mês, beneficiando da grande queda do PSD nas intenções de voto.

Os social-democratas descem 2,5 pontos percentuais, em relação ao mês passado. Estão agora com 26,9% nas intenções de voto. Os socialistas sobem e reconquistam a maioria absoluta, perdida no último mês. O PS tem agora 43,2% - subiu 1,1 ponto percentual. A diferença entre o PS e o PSD (a ano e meio das eleições legislativas) está agora em 16,3 pontos percentuais, a favor dos socialistas. Os social-democratas continuam assim a descer.

Por exemplo, na região sul do país conquistam apenas 11% das intenções de voto. Se o PS tem 43,2% e o PSD 26,9%, a CDU, liderada pelos comunistas, atinge agora 10%, mantendo assim a tendência da subida. O CDS conquista agora 6,3% e o Bloco de Esquerda 8,8% - ambos com subidas marginais.

Vale a pena referir que se somarmos os votos do Bloco e do PCP o valor chega a 18,8%. Se juntarmos os votos dos partidos de esquerda (PCP+BE +PS) a soma chega aos 62%. Já o PSD adicionado ao PP dá 33%.Principais figuras políticasO Presidente Cavaco Silva continua a ser o mais popular (60% de opiniões positivas), seguido de perto por José Sócrates com 54% de opiniões também positivas.

Bastante afastados destes números, mas ainda com imagem positiva todos os outros líderes partidários, incluindo Luís Filipe Menezes que demitiu-se da liderança do PSD. Por último, o Parlamento tem saldo positivo enquanto o Governo, como um todo, mantém um saldo fortemente negativo.O estudo de opinião foi realizado pela Eurosondagem de 23 a 29 de Abril de 2008, através de 1032 entrevistas validadas.O erro máximo da amostra é de 3,05%, para um grau de probabilidade de 95,0%.Na análise do politólogo André Freire, a recente visita à Madeira contribuiu para a quebra de popularidade do Presidente Cavaco Silva.

In RR

Balneários Beato

BEATO

Junta nega encerramento de balneários na Quinta dos Ourives
O presidente da junta de freguesia do Beato desmentiu que esteja a preparar o encerramento dos balneários e lavadores da Quinta dos Ourives, como tinha denunciado a CDU. O autarca adiantou à TSF que vai ser aberto outro balneário no local.


O presidente da junta de freguesia do Beato, em Lisboa, desmentiu, esta sexta-feira, as acusações da CDU, segundo as quais o autarca estaria a preparar o encerramento dos balneários e lavadores da Quinta dos Ourives.Em declarações à TSF, Hugo Xambre Pereira disse que a denúncia do encerramento de uma estrutura que serve de apoio social a populações desprotegidas da freguesia «é completamente falsa».«A única coisa que está a acontecer é que a junta da freguesia vai fazer um inquérito à população, durante o mês de Maio, para conseguir apurar quantas pessoas usam de facto o balneário, para poder aferir se são só habitantes do bairro que o usam ou se são também pessoas de fora da freguesia», disse. O autarca adiantou que «vai ser aberto um novo balneário a cerca de 700 metros do já existente para uso da população que precise».

In TSF